PROJETO DE PLANTIO COMPENSATÓRIO
QUAIS AS PRINCIPAIS NORMAS E LEIS ATENDIDAS?
-
SNUC, Lei n° 9985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação)
-
Código Florestal - Lei 4771/65 | Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965
-
Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012
-
Decreto nº 5.975, de 30 de novembro de 2006
-
Instrução Normativa MMA nº 06, de 15 de dezembro de 2006
-
RESOLUÇÃO CONAMA nº 369, de 28 de março de 2006
-
Portaria Ibama nº 37-N, de 03 de abril de 1992
QUAL O TEMPO DE EXECUÇÃO E ENTREGA?
Entrega em até 14 dias da visita técnica.
COMO É FEITO (ESCOPO DO SERVIÇO)?
São plantadas mudas aleatoriamente ou sistematicamente com espaçamentos diversos que podem variar por conta do relevo do local, tipo de vegetação a ser restaurado ou da velocidade com que se quer restaurar o solo. Os plantios podem ser feitos em várias formas de arranjo de espécies em função da ecologia e da disponibilidade de mudas, tais como: apenas espécies de rápido crescimento ou espécies de maior diversidade ou outras formas possíveis de composição de espécies.
É realizado o controle de gramíneas e espécies indesejáveis, no mínimo por dois anos, ou até que o capim seja sombreado.
VALIDADE DO SERVIÇO?
-
O QUE É?
A compensação ambiental é um projeto que visa compensar os impactos previstos ou já ocorridos na inserção de um empreendimento. A compensação ambiental determina que os empreendimentos com significativos impactos devem se atentar a implantação
e manutenção de unidades de conservação.
PARA QUE SERVE?
É como uma indenização para a biodiversidade perdida na inserção de uma obra em um local onde há flora e/ou fauna. Para garantir que nenhuma perda social e ambiental ocorra no local com a chegada deste empreendimento
QUAL A VANTAGEM?
A ação da plantação para compensar o local degradado, está de acordo com termos de compromisso ambientais exigidos por lei, órgãos de proteção ambiental como o
IBAMA exigem esta compensação. Além de estar colaborando para a manutenção ecológica e social das áreas que serão restauradas.
POR QUE NOS CONTRATAR?
A Ziel Engenharia tem anos de experiência no segmento de elaboração de laudos e planos, contando somente com engenheiros especializados para agilizar todo o processo. Além de contar com funcionários altamente capacitados, a Ziel Engenharia também oferece a seus clientes serviços de alta qualidade e preço justo.
TIPOS DE PLANTIO
-
Plantio por sementes
O plantio de sementes é uma técnica de regeneração que necessita de uma precisa implantação para sucesso no processo, é imprescindível favorecer o agrupamento de embriões vegetais e permitir a substituição de simbiontes (simbiose é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies não semelhantes) e polinizadores faltantes no local.
-
Plantio de mudas
Apesar de ser a opção mais cara financeiramente, ela é a mais efetiva para regenerar uma área degradada. Principalmente a escolha por plantio de espécies nativas, pois estas, devido as condições propícias do local, acabam apresentando rápido crescimento. A partir desta opção de restauração, estima-se cerca de 2 anos para a área encontrar-se reestabelecida e em equilíbrio.